A IRB – Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho 3 Fazendas Ltda., originalmente fundada em 1.950 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, é uma das mais importantes empresas fabricantes de cachaça do Brasil, ocupando posição de destaque na comercialização de destilados e detentora de marcas renomadas como: Velho Barreiro, Tatuzinho e 3 Fazendas.

Distribuída nacionalmente, juntas, estas marcas remontam mais de 60 anos de história, permeando a cultura popular brasileira, praticamente fundido-se ao cotidiano dos cidadãos das mais diversificadas classes sociais do país através dos tempos. Atenta às tendências de mercado, a partir da década de 90, a empresa passou a ampliar o seu “mix” de produtos focando o segmento de consumo de bebidas de baixos teores alcoólicos como: o First One e o First Ice; de média graduação como a Caipirinha VB Pronta para Beber e o Coquetel VB de Maracujá Pronto para Beber além, dos produtos não alcoólicos como: Atomic Energy Drink e First Slim Água Aromatizada.

Em 1998, foi a primeira empresa nacional no segmento de destilados do tipo cachaça a promover uma ‘incentive travel’ levando 28 clientes de todo o Brasil a acompanhar em Paris, a abertura da Copa mundial de Futebol realizada na França com uma semana de passeios históricos o que repercutiu de maneira muito positiva no mercado ‘off trading’, com resultados consistentes no atingimento de metas em vendas no período.

Em 1999, lançou a versão Velho Barreiro Gold (cachaça envelhecida) limitada e numerada, mais tarde, estrategicamente estendendo-se para o mercado de alto consumo como oportunidade e tendência de negócios que então se revelava para este tipo de produto no período.

A partir do ano 2005, a fim de incrementar o seu elenco de produtos “premium” desenvolveu a Velho Barreiro Edição Especial Ouro em uma embalagem exclusiva de 700 ml totalmente dourada, que lhe conferiu o “Prêmio Embanews” no mesmo ano, visando impactar o público consumidor apreciador de cachaças envelhecidas em canais diferenciados de compra e venda.

Após anos de tradição em venda para o mercado “commoditie” a marca Tatuzinho em 2006 também ganhou identidade renovada através da Nova Tatuzinho em sua versão elegante com embalagem de 1 litro diferenciada e transparente. No ano de 2008, a empresa provou o seu valor mais uma vez lançando a Velho Barreiro Limão superando as expectativas de aceitação e receptividade no mercado de consumo para produtos destilados combinados com sabor de fruta (limão).

Em 2010, em uma inédita incurssão em campanhas de incentivo no mercado varejo a empresa levou 13 baristas, (proprietários de pontos de dose) e 02 distribuidores contemplados por mérito em vendas e fidelização de marca, a acompanharem o mundial de futebol na Copa realizada na África do Sul.

Em 2011, de forma a pontuar como empresa inovadora no setor lançou a Velho Barreiro Diamond, uma cachaça ‘Top Premium’, criada a partir do ‘blend’ de cachaça tradicional de alambique com a autêntica Velho Barreiro, Armazenadas em barris de carvalho e tonéis de jequitibá-rosa respectivamente, dando origem também à cachaça em edição especial Diamond cravejada com 212 diamantes com valor de mercado, a mais cara do mundo e feita especialmente sob encomenda.

No ano de 2012, a linha Diamond buscando a excelência ganhou mais quatro versões que levam pedras preciosas: safira, rubi, esmeralda e brilhante mantendo sua elegante garrafa Axel produzida na França. Atualmente, a IRB Tatuzinho 3 Fazendas Ltda. desponta entre as principais empresas exportadoras de cachaça engarrafada do Brasil marcando presença em mais de 40 países nos cinco continentes do mundo.